top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruna Belles

5 dicas para compensar o exagero na alimentação

Fugiu da dieta no fim de semana? Confira essas cinco dicas para compensar os exageros na alimentação!


1. Limpar o organismo

A primeira providência é retirar do seu cardápio tudo de ruim que está sobrecarregando o seu organismo, graças à extravagância do fim de semana. "Caso contrário, não adiantará retornar à alimentação saudável, com o corpo lotado de toxinas", explica a nutricionista Thaianna Velasco, da Clínica Helena Costa.


Para isso, tire a carne vermelha, pois tem muitas toxinas e pesa no organismo.

Outros alimentos que provocam essa sobrecarga são açúcar, laticínios, farinha (o que inclui as massas) e produtos com muito aditivo químico (industrializados), ensina Thaianna.

Portanto, se enfiou o pé na jaca no fim de semana, exclua esses alimentos da sua dieta e invista em alimentos frescos. Isso inclui saladas e frutas.


2. Abrir os caminhos para eliminar as toxinas

Agora que você parou de ingerir alimentos que pesam no organismo, é hora de eliminar o que ainda está nele. Para isso, aumentar a ingestão de líquidos em geral é fundamental. Mas os especialistas têm sugestões especiais.


"Uma boa alternativa é acrescentar chás na dieta", ensina a Thaianna. A nutricionista indica os chás de hibisco, dente-de-leão, cavalinha e chá verde, que estimulam a queima de gordura corporal, facilitam a digestão, regulam o intestino e combatem a retenção de líquido.


Dieta detox: veja como fazer as de dois, três e sete dias de duração

Bem clichê, mas não menos importante, é a água. "A água será o veículo para transportar esses excessos para fora do corpo, através da urina", explica Thaianna.

A nutricionista ensina que devem ser consumidos 35ml/quilo. Ou seja, se você pesa 60kg, multiplique por 35 e o resultado será a quantidade de água, em litros, que você deve beber por dia.


3. Alcalinizar o sangue

A nutricionista funcional Luciana Harfenist lembra que os alimentos de que as pessoas mais abusam, quando resolvem tirar folga da dieta, são acidificantes do sangue (churrasco, pizzas, massas, bebidas alcoólicas, frituras, refrigerantes...).


"Eles alteram o pH sanguíneo. Para compensar, é preciso trazer para o prato alimentos alcalinizantes, como frutas e hortaliças, além de reduzir o carboidrato refinado a zero (substitua este por integrais)", ensina ela.


Alcalinizar o sangue significa deixá-lo menos ácido e o organismo, mais equilibrado. "O organismo faz melhor as trocas de nutrientes e de oxigênio com a corrente sanguínea e libera toxinas de forma mais eficiente", comenta Natasha Corrett no livro "Honestly Healthy", sobre dieta alcalina.


Dieta alcalina: conheça a alimentação que equilibra a acidez do organismo

É por meio do pH (potencial de Hidrogênio) que uma substância é classificada como ácida ou alcalina. O pH 7 é neutro. Quanto mais acima disso, mais alcalino; e quanto mais abaixo, mais ácido.


Por ser altamente alcalinizante, o limão com água, em jejum, não é lenda. Funciona. Mas Harfenist diz que o consumo pode ser mais agradável do que isso: "Tomar limonada ao longo do dia produzirá o mesmo efeito", aponta.


4. Acelerar o metabolismo

Segundo Luciana Harfenist, as substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura.


Confira a lista de alimentos termogênicos

"Esses alimentos, como pimenta, óleo de coco, canela e gengibre, são capazes de aumentar o gasto energético do corpo, facilitando a queima de calorias e favorecendo a perda de peso", explica a nutricionista funcional.


5. Retomar a rotina de exercícios

Você não precisa esperar limpar o organismo, eliminar as toxinas e alcalinizar o sangue para retornar à rotina de exercícios.


É muito importante que você mantenha o ritmo: "Massa magra se perde muito rápido. Bastam quatro dias comendo mal e sem exercicio para perdê-la", explica Harfenist.

Para você entender a importância da massa magra na sua dieta, quanto maior for a porcentagem dela no seu corpo, maior e mais rápida será a perda calórica. As células de gordura queimam menos calorias do que as de músculo (massa magra).


1 visualização0 comentário
bottom of page